terça-feira, 26 de agosto de 2014

JESUS O CAMINHO DA VIDA.

“Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4.11,12).

Algumas pessoas dizem que em tempos diferentes devemos pregar mensagens diferentes. Essas pessoas pensam que podem moldar a mensagem bíblica e adaptá-la a um molde que agrade a todos. E infectados por essa mentalidade acabam corrompendo o evangelho e pervertendo a graça de Deus. Já ouvi pregadores dizerem que todos os caminhos conduzem o homem a Deus. Que o que importa é ser sincero. Que na verdade todas as religiões são boas. Mas será que isto é bíblico? Será que todos os caminhos conduzem o homem ao céu? Quantos caminhos há para o céu? A resposta clara das Escrituras é a seguinte: Somente Jesus é o caminho. Não importa o quão sincero ou bem intencionado o homem seja, se ele estiver fora de Cristo ele está debaixo de condenação. Quando o dilúvio cobriu a terra, só havia um lugar seguro, a arca de Noé. E para todos aqueles que buscam escapar da terrível ira de Deus contra o pecado, só há um refúgio seguro: a cruz de Jesus Cristo. Nada pode obter a paz com Deus, nem salvar do pecado, com a sua culpa, poder e consequências, se não Jesus Cristo.
O apóstolo Pedro é enfático ao nos dizer: “Não há outro nome debaixo do céu, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Esta mesma verdade é ensinada pelo apóstolo Paulo, escrevendo aos coríntios ele disse: “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (1Co 3.11). Nenhuma outra pessoa foi delegada por Deus, o Pai, para ser o Salvador de pecadores, a não ser Seu amado Filho, Jesus Cristo. Por isso não há salvação, senão em Cristo. Buscar salvação fora dEle, além de se constituir uma busca inútil, também é uma forma deliberada de desobediência contra Deus, visto que Ele mesmo enviou o Seu Filho e revelando nas Escrituras a Sua vontade aos homens por meio dos profetas e apóstolos, nos dizendo que Jesus é o caminho. 
O próprio Senhor Jesus, ciente de sua missão afirmou: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14.6). Quando Jesus diz: “Ninguém vem ao Pai senão por mim” Ele elimina qualquer outro caminho proposto pelo homem para chegar ao céu. Existe somente um caminho: Jesus Cristo. Ele é o caminho verdadeiro. O vivo caminho. O único caminho que nos conduz ao Pai. Ele é o caminho em que devemos andar, a verdade que devemos crer, a vida que devemos pôr a nossa confiança. Jesus é o caminho inerrante, a verdade infalível e a vida infindável. Todo caminho proposto pelo homem, qualquer outro caminho que não seja Jesus nos levará a morte e a condenação. “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim são os caminhos da morte” (Provérbios 14.12).
Só há duas atitudes, duas respostas em relação à pregação do evangelho de Cristo. Ou as pessoas se voltarão contra o evangelho com a fúria de um animal selvagem ou então serão quebrantadas. Ou ficarão ainda mais endurecidas ou serão convertidas. Não existe meio termo. Não existe campo neutro. Ou estamos em Cristo ou fora de Cristo. Ou trilhamos o caminho proposto pelo próprio Deus através de Jesus ou abriremos nossos próprios caminhos que são tortuosos, escorregadios e enganosos. Ou corremos aos pés do Salvador em busca de salvação ou corremos na estrada da condenação eterna. O evangelho exige uma decisão. O apóstolo Paulo disse que “nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para a morte; para com aqueles, aroma de vida para a vida” (2Co 2.14-16). Aqueles que ouvem a pregação do Evangelho e creem são salvos; enquanto isso, aqueles que ouvem a pregação do evangelho e rejeitam se perdem. O mesmo evangelho que abençoa uns, condena outros. O mesmo evangelho que salva o arrependido, condena o impenitente. O mesmo sol que amolece a cera, endurece o barro. O mesmo mar que foi o caminho da libertação dos hebreus foi o lugar da morte dos egípcios.
O apóstolo Pedro disse para os judeus que eles haviam rejeitado a pedra angular. A imagem da pedra não era novidade para esses especialistas nas Escrituras do Antigo Testamento. Eles sabiam que “rocha” ou “pedra” era um símbolo de Deus. Em Deuteronômio 32.4 Moisés refere-se a Deus da seguinte maneira: “Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e nele não há injustiça; é justo e reto”. O Salmo 18.2 nos diz: “O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte”. Em Isaías 26.4 assim está escrito: “Confia no Senhor perpetuamente, porque o Senhor Deus é uma rocha eterna”.
Pedro então deixa claro aos membros do conselho que eles eram “os construtores” e que haviam rejeitado a pedra angular – Jesus Cristo o Filho de Deus. Os judeus tropeçaram na Pedra e a rejeitaram e isso trouxe graves consequências. Cristo é uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo para os descrentes, mas para os que creem em Jesus Cristo “ele é a Pedra angular, a Rocha que vive”. “Eis que eu ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado” (1Pe 2.6).
A Palavra de Deus diz em 1Timóteo 2.5: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem...”. Somente Jesus Cristo é Mediador. Jesus é o único Mediador que pode restaurar a paz entre Deus e os pecadores. Paulo não pode fazer essa mediação. Nem Pedro, José, João, nem tampouco Maria. Somente o Filho de Deus pode fazer isso. Somente Jesus Cristo pode salvar pecadores. Ele mesmo disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mt 11.28-30). Em Cristo há salvação para o pior dos pecadores. Em Cristo há descanso para a alma. Em Cristo há perdão para os nossos pecados. Em Cristo há vida eterna. Em Cristo há vida e vida em abundância. “Vinde a mim” disse Jesus. Ele não nos recomendou aos santos, ele não nos recomendou a Maria, mas ele disse: “Vinde a mim”, esse é o convite da graça. 
Mas os homens estão cegos por causa do pecado. E ao invés de irem a Jesus, o único Caminho, o homem tenta inutilmente, alcançar o céu pelo seu próprio esforço. Mas por que isso não é possível? Ele não pode alcançar o céu pelo seu próprio esforço porque as suas ações, ainda que sejam nobres, estão manchadas pelo pecado e por isso são rejeitadas por Deus. A justiça humana é imprestável, corrupta e não passa de trapos de imundícia (Is 64.6). O caminho dos méritos está obstruídos por causa do pecado. Você não pode continuar a trilhar por esse caminho. Deus escolheu o caminho da fé em seu Filho Jesus Cristo como meio de salvação. Sem rodeios, sem complicação, sem rituais sofisticados, a fé é simples, até mesmo uma criança pode crer para a salvação.
O evangelho não consiste numa massa de aprendizagem, pois se assim fosse como poderia o inculto ser salvo? Mas nós podemos ir a eles e dizer: “Jesus morreu”. “Há vida ao olhar o Crucificado”. “Há vida nesse momento para você”. Mesmo sendo pouco o seu conhecimento, você sabe que tem pecado. Saiba, então, que Jesus veio para aniquilar o pecado, e quem nele crê é imediatamente perdoado e entra para a vida eterna. Este breve e bendito Evangelho é adequado para qualquer pessoa, de doutores a analfabetos, de empresários a camponeses, e não me admira que a fé em Cristo foi escolhida como o caminho da salvação. Que o Espírito Santo possa chama-lo de maneira eficaz. Que a fé em Jesus Cristo possa ser gerada em seu coração de maneira tão graciosa que será irresistível. Deus conceda a você, amado leitor, o arrependimento para a vida. 


Rikison Moura, V. D. M

Nenhum comentário:

Postar um comentário