Nossa História

A história da Igreja Presbiteriana de Russas tem início no ano de 1931, ano em que aqui chegou o Sr. José Pinto Bandeira, homem presbiteriano, que foi transferido para a cidade de Russas pela Empresa de Correios e Telégrafos, onde trabalhava.

José Pinto Bandeira foi o pioneiro na pregação do Evangelho na cidade de Russas. Com o seu amor ao Evangelho e ao próximo, deu início às reuniões de estudos bíblicos das quais surgiram os primeiros frutos. Os primeiros convertidos foram: o Sr. Milton Loiola e Joaquim Torres. O número dos salvos aumentou com as conversões de Joaquim Caboclo, João Gomes e João Honorato e suas respectivas famílias.

Os primeiros cultos foram realizados na residência do Sr. Milton Loiola, situada na Avenida Dom Lino. Depois outros trabalhos foram abertos; um deles na localidade de Poço Verde, na residência da Sra. Sebastiana, onde se converteram a Sra. Isaura Maria da Conceição, falecida em março de 2016, e seu esposo, o Sr. Francisco Delfino Xavier, que faziam parte da mesma família da irmã Sebastiana.

Com o crescimento do número de irmãos que abraçavam o Evangelho, formou-se a Congregação Presbiteriana de Russas, que passou a pertencer à Missão Americana, cujo responsável era o missionário americano, Rev. Arehart. O citado missionário residia em Fortaleza e tinha sob sua responsabilidade todo o trabalho missionário da região Jaguaribana. Os cultos aconteciam nas casas dos irmãos. Tempos depois, com o crescente número de conversos, iniciou-se a construção do Templo com recursos oriundos de um empréstimo junto à Missão Americana e também com recursos dos crentes locais.

No dia 20 de fevereiro de 1944, depois de muito trabalho e perseguição por parte da Igreja Católica local, o templo foi inaugurado com as presenças de várias autoridades: Rev. Dr. Natanael Cortez, o Miss. Rev. Arehart, o Rev. Bezerra Lima, o Dr. Ezequiel Menezes (ex-Prefeito de Russas) entre outros. O Templo foi construído no atual endereço, Travessa Acelino Pontes, 142, no centro da cidade de Russas.

A Igreja teve períodos áureos e, sem dúvidas, períodos difíceis, como exemplo, o retorno à condição de congregação, em face da saída de muitos membros para a capital do Estado por motivos climáticos (secas) da época.

Vários pastores passaram pela Igreja de Russas. Os primeiros foram os Revs. Bezerra Lima e Noemias Castelo Branco. Em 1948 o Rev. Benedito Morais; em 1950 o Rev. Mosely e o Rev. Francisco Morais; em 1957 o Rev. Isaias Sales; em 1960 o Rev. Francisco Sales e o Rev. Luís Bernardo; em 1982 o Rev. Francisco Caetano Pereira e o Rev. Francisco José (Franzé); de 1994 a 1997 o Rev. Gilberto Morais da Costa; de 1998 a 2003 a igreja foi pastoreada pelo Rev. Tibério Barbosa de Lima, período em que a então Congregação Presbiterial foi reorganizada pelo Presbitério do Ceará, voltando à condição de Igreja na data de 31 de outubro de 1998. De 2004 a 2009 a igreja foi pastoreada pelo Rev. Elias Pinheiro Magalhães. Em janeiro de 2010 assumiu a igreja o Rev. Josmilton Barbosa de Pinho, que pastoreou até dezembro de 2013. Em abril de 2013 o Rev. Márcio Olímpio Gonçalves Freire foi designado pelo Presbitério do Ceará, pastor-auxiliar da IP Russas, e assim permaneceu até 17/12/2013, data do seu falecimento. Com a saída do Rev. Josmilton Pinho, assumiu a igreja o Rev. Daniel de Barros de janeiro de 2014 até abril de 2016. Estes, portanto, foram os pastores que residiram na cidade de Russas.

A Igreja também teve a assistência de outros pastores, que não fixaram residência, mas que visitavam a Igreja, periodicamente, momento em que eram dados os atos pastorais. Foram eles: Revs. Etinathan Bandeira, Natanael Cortez, Noemias, Othoniel Martins, João Inácio, João Rodrigues, Hildegardo, Enéias e Elni Cortez. Também obreiros e seminaristas deram sua contribuição frente aos trabalhos da igreja. Entre eles destacou-se o Presb. Airton Maia Nogueira (falecido em 21/05/2015), que desde 1984 deu sua valiosa contribuição para o crescimento da Igreja Presbiteriana de Russas, tendo recebido o título de Presbítero Emérito em 2011 pelos relevantes serviços prestados a essa igreja e à Congregação de Lagoinha - Russas.

A Igreja Presbiteriana de Russas pertence ao Presbitério do Ceará e tem uma congregação sob sua responsabilidade, a Congregação de Lagoinha no município de Russas-CE.

Portanto, no dia 20 de fevereiro de 2019 a Igreja Presbiteriana completou 75 anos de fundação nesta cidade. Outra data marcante são os 20 anos de reorganização da igreja, ocorrida em 31/10/1998 no pastorado do Rev. Tibério Barbosa de Lima. Integraram o primeiro Conselho da Igreja o Rev. Tibério Barbosa de Lima (presidente) e os presbíteros Airton Maia Nogueira (já falecido), Francisco Estélio Sales e Francisco Valdísio de Sales.

O Rev. Francisco das Chagas dos Santos Cunha (Pr. Neudinho) é o atual pastor da Igreja, tendo assumido em maio de 2016. Os presbíteros regentes do atual Conselho são: Francisco Estélio Sales, Francisco Valdísio de Sales, José Rikison Moura de Oliveira e Ramon Rodrigues Moreira.


Muitas foram as lutas e os desafios que a IP Russas passou nesses 75 anos de história. Mas, como diz o apóstolo Paulo, escrevendo à Igreja de Roma no cap. 8.37. “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” 


Presbítero Estélio Sales
Secretário do Conselho
IP Russas FEV 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário