sexta-feira, 29 de agosto de 2014

GRANDES COISAS FEZ O SENHOR POR NÓS.

Aprendemos na Bíblia Sagrada que Deus é o Criador e o Sustentador de todas as coisas. Deus criou o mundo e não o deixou entregue ao acaso, mas o dirige com a sua divina providência. Deus é o SENHOR Supremo de todo o universo, as rédeas da História está nas mãos de Deus. Não existe acaso, não existe azar, mas o homem de fé crer que Deus está no controle de sua vida.
Penso que uma grande tragédia hoje em dia dar-se pelo fato de uma visão pequena de Deus. Quando cultivamos pensamentos acerca de Deus que não são dignos dEle, vivemos uma vida atemorizada e desanimada. Muitos têm apresentado um Deus que pode ser vencido, frustrado em Seus propósitos, impedido em Sua vontade. A . W. Tozer dizia que: “A essência da idolatria é alimentar pensamentos sobre Deus que não são dignos dele”.

Mas a visão de um Deus pequeno não é bíblica, pelo contrário. Vejamos o que a Bíblia diz a respeito da grandeza e do poder de Deus.
O Salmo 145.3 diz assim: “Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável”. O patriarca Jó assim se expressou acerca de Deus: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (42.2). Em Lucas 1.37 assim está escrito: “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas”.
Somente nesses três versículos nós podemos perceber que Deus é grande, Todo-Poderoso, invencível em seus propósitos, faz tudo aquilo que lhe apraz, fiel em Suas promessas e digno de todo o nosso louvor.
 Quem louva a Deus louva o Criador e Sustentador de todas as coisas. Quem louva a Deus louva o Soberano do universo. Quem louva a Deus louva aquele que do nada trouxe a existência todas as coisas. Quem louva a Deus louva a fonte de toda a bondade. Quem louva a Deus louva o invencível, o Imutável, aquele que conhece o fim desde o princípio. Não há Deus semelhante a Ele. Moisés já havia dito: “Porque a rocha deles não é como a nossa Rocha; e os próprios inimigos o atestam” (Dt 32.31). Não há Deus como o nosso Deus.
Porém, os homens cegos em seus raciocínios, se dizendo sábios tornaram-se loucos e fizeram com suas próprias mãos deuses para si. Mas tudo aquilo que os homens fazem com suas próprias mãos para adorarem não passam de tolices, blasfêmias, afrontas contra o verdadeiro Deus. Aquilo que os homens esculpem em pedra, gesso, madeira não são nada. Não importa o quanto o embelezem, não importa o quanto o cubram de riquezas, podem ser adornados com prata e ouro, mas continuam sendo nada, pois não há vida neles, eles não tem fôlego, estão mortos, são nulos assim como são os seus seguidores. Eles tem olhos mas não veem, tem boca, mas não falam, tem nariz, mas não cheiram, tem mãos, mas não apalpam, tem pés, mas não andam. Eles necessitam de ajuda. São fixados na parede para que não caiam e fiquem em pedaços. São carregados como inválidos, pois não podem andar. Como aquele que não vê, não fala, não anda, e que necessita de ajuda pode ajudar alguém? O profeta Isaías declarou:
“... nada sabem os que carregam o lenho de suas imagens de escultura e fazem súplicas a um deus que não pode salvar” (Is 45.20).
Mas não é assim o nosso Deus. Ele é o Deus vivo e o Rei eterno e não há ninguém que se assemelhe a Ele.
Leia com atenção o que o reformador João Calvino, um homem que tinha uma visão grandiosa de Deus, costumava dizer:
“Como é possível temermos quando o Deus que nos cobre com a sombra de suas asas é o mesmo que governa o universo com um gesto seu, [que] mantém secretas as cadeias do diabo e de todos os ímpios, e eficazmente administra os desígnios e intrigas deles? Seja o que for que Deus tenha que fazer, inquestionavelmente o fará, se ele tiver prometido”.
Oh, meu querido leitor! Quando foi a última vez que você parou para relembrar e comtemplar as grandes coisas que o Senhor Deus fez por você? A bondade de Deus, sua misericórdia, a sua divina providência e o seu cuidado paternal é um antídoto contra todos os males que nos cercam.
Se nós fôssemos enumerar todas as grandes coisas que Deus faz faltaria tempo, nem mesmo em um ano conseguiríamos expor tudo aquilo que o Senhor tem realizado pelo seu povo. Seria como tentar esvaziar a água do oceano com um pequeno copo. Mas mesmo conseguindo apenas arranhar a superfície da questão, eu quero falar de três grandes coisas que Deus tem feito em favor do seu povo.
1. Grande Bondade: “Como é grande a tua bondade, que reservaste aos que te temem, da qual usas, perante os filhos dos homens, para com os que em ti se refugiam” (Sl 31.19).
A bondade faz parte intrínseca do caráter de Deus (Naum 1.7), somente Deus é verdadeiramente bom (Mc 10.18). A sua bondade é eterna (Salmos 23.6), grande (Zacarias 9.17), rica (Salmos 104.24) e satisfatória (Salmos 65.4). Deus manifestou a sua bondade aos pecadores conduzindo-os ao arrependimento e perdoando os seus pecados (Romanos 2.4; Salmos 86.5).  O salmista Davi nos conclama a conhecermos melhor a Deus e desfrutarmos da riqueza de sua bondade.
“Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem aventurado o homem que nele se refugia. Temei o SENHOR, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem” (Salmos 34.8,9).
Deus em sua bondade nos salva, nos guarda e nos satisfaz: “...nada falta aos que o temem”. Ele supre todas as nossas necessidades. “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Filipenses 4.19). Tudo que somos e temos vem de Deus. Não existe nenhum lugar neste imenso universo onde o Deus Soberano e bondoso não possa reivindicar posse. Tudo pertence ao Senhor. Nossa família, nossas posses, nossos dons e a própria vida, tudo pertence a Deus. Ele é a fonte de todo bem! O apóstolo Tiago afirma: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tiago 1.17). Confie em Deus. Ele não muda. Ele nos ama com amor eterno.  Ele é eternamente bom! Desfrute de Sua bondade. Rendei graças ao SENHOR porque Ele é bom, e sua misericórdia dura para sempre (Salmos 107.1).
2. Grande amor: O amor é da própria natureza de Deus. O apóstolo João diz que Deus é amor (4.9). O profeta Jeremias diz que Deus nos atraiu a si com cordas de amor. Deus nos ama não por causa de alguma coisa boa que ele viu em nós. Não havia nada em nós mesmos que viesse a chamar a sua atenção. Éramos como ovelhas desgarradas, filhos da desobediência, pecadores mortos em delitos e pecados. Escravos das paixões imorais, odiosos, vingativos, escravos do diabo. Merecíamos a condenação eterna. Merecíamos o desprezo divino. Zombávamos de Deus. Odiávamos o seu nome. Mas Ele prova o seu amor para conosco, tendo Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm 5.8). Jesus não foi a cruz porque judas o traiu por dinheiro, nem porque Pilatos o entregou por covardia, mas Jesus foi a cruz porque o Pai o entregou por amor.
3.  Grande Salvação. O Senhor efetuou em nós uma grande salvação. Ele nos arrancou do lamaçal do pecado e nos firmou na rocha. Ele nos arrancou das entranhas da morte e nos ressuscitou para uma nova vida. Ele perdoou os nossos pecados e nos transformou pelo poder do seu santo evangelho. Ele nos tirou da sepultura espiritual e nos adotou como filhos em sua sagrada família. Ele nos tirou de uma vida de alienação para uma vida de adoração. Ele nos deu o arrependimento para a vida. Ele nos concedeu a fé salvadora. Ele fez brilhar a sua luz nos nossos corações dissipando todas as trevas. Ele enviou o Seu Filho Jesus Cristo para morrer em lugar de pecadores. Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido. Ele foi transpassado pelos nossos pecados. Moído pelas nossas transgressões, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Os irmãos sabem que o Novo Testamento foi escrito em grego e a palavra grega para Salvação é Soteria e significa Livramento, libertação. Erámos escravos do pecado, do sistema mundano e do seu príncipe, Satanás. Mas Deus ao efetuar tão grande Salvação, mediante a morte de Jesus Cristo na cruz, quebrou todos os poderes que dominavam a nossa vida, fomos colocados em liberdade, fomos livres do cativeiro e adotados na família de Deus, protegidos e preservados por Deus, selados pelo Espírito Santo e conformados a imagem de Jesus Cristo.
Nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus. Louvado seja o nome do Senhor. Engrandecido para todo o sempre seja o Seu nome. Seus grandes feitos sejam lembrados de geração a geração. Que possamos dizer com confiança aos nossos filhos e aos filhos dos nossos filhos: “Grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso estamos alegres” (Sl 126.3).    

Rikison Moura, V. D. M

Nenhum comentário:

Postar um comentário