sábado, 30 de julho de 2016

CALVINISMO VIVO

Um grande engano a respeito do calvinismo é reduzi-lo apenas ao famoso acróstico TULIP, os chamados cinco pontos do calvinismo. Porém, é bom lembrarmos que os cinco pontos tocam apenas na soteriologia, ou doutrina da salvação calvinista. O calvinismo é muito mais do que isso.
O calvinismo é uma maneira teocêntrica de ver, pensar, sentir, agir e viver. O calvinismo não é simplesmente uma doutrina de fala, mas de vida. Não é mera contemplação, mas, sobretudo, ação. É uma busca devotada de fidelidade a Deus e a Sua Palavra. O calvinista não está preocupado apenas em ensinar doutrinas sadias, mas em viver de modo prático estas doutrinas. Para o calvinista a teologia é prática e a prática deve ser teológica.  

A visão calvinista não é limitada as quatro paredes de um templo, mas afeta e se estende para todas as áreas de nossa vida. As Escrituras são as lentes pelas quais o calvinista enxerga o mundo. É a partir da Palavra de Deus que podemos ter uma real visão de Deus, do nosso próximo e de nós mesmos. Por isso, o calvinista enxerga as artes, ciência, política, economia, filosofia e todas as demais coisas com a ótica divina, ou seja, essa visão não é apenas vertical, mas também horizontal. Essa visão centrada em Deus tem como objetivo trazer todas as coisas cativas ao senhorio de Jesus Cristo.  
O calvinista entende que deve viver de tal maneira que Deus seja glorificado. Viver para a glória de Deus é o seu maior anseio. Não é a toa que o Breve Catecismo de Westminster, pensado originalmente para o ensino das crianças, lembrava aos pequeninos e a todos nós que o fim principal do homem é glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre.
O calvinista fica maravilhado diante da Providência de Deus e se prostra em verdadeira adoração ao Deus Soberano. O calvinista adora o Deus que age, governa, dirige, sustenta, cuida, salva, enfim, faz todas as coisas segundo Sua soberana vontade. 
Queremos o calvinismo vivo, não apenas no sentido de existência, mas de conduta piedosa, de dinamismo, de ação e influência benéfica. Então vamos lá, não sejamos remissos. Levante-se e empunhe a bandeira dos gigantes da fé. Combata o bom combate e espalhe a boa semente da Palavra de Deus.
Enquanto houver neste mundo um coração devotado a Deus, haverá o calvinismo. Enquanto pulsar no coração dos cristãos a bendita verdade de que ao SENHOR pertence à salvação, o calvinismo subsistirá. Enquanto houver pessoas salvas pela graça de Deus e prazerosamente submissas a Sua vontade aí estarão marcas indeléveis do calvinismo. Enquanto houver homens dispostos a morrerem pela fé e por amor ao bendito Cristo, sim, quando as fogueiras forem acessas, confessemos sem temor: sou da companhia dos gigantes de Deus, sou herdeiro da Reforma, sim, eu sou calvinista.

Rikison Moura.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário