sábado, 9 de julho de 2016

PRECISA-SE DE MICAÍAS

Embora o relato da vida desse profeta do SENHOR seja breve, as lições de seu ministério são grandiosas. Ele viveu numa época muito parecida com a nossa. Num contexto de crise política, violência, desmandos e apostasia religiosa.
O rei Acabe era o monarca de Israel, o chamado Reino do Norte. Além de sua habitual perversidade, o rei acrescentou isso: casou-se com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios.
“Fez Acabe, filho de Onri, o que era mau perante o SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele. Como se fora cousa de somenos andar ele nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou” (1Rs 16.30,31).
Quando falamos de Acabe, nos lembramos de Elias, o profeta que ousadamente o confrontava. Mas como dissemos anteriormente, Micaías também têm muito a nos ensinar.

1. Fidelidade em meio à infidelidade. Israel havia se entregado a idolatria. Os falsos profetas estavam por todos os lados. Eles falavam somente o que era agradável aos ouvidos do rei e da rainha. Elias havia dito que esses falsos profetas comiam da mesa de Jezabel (1Rs 18.19), ou seja, recebiam sustento do Estado corrupto. Eram pagos para concordarem com o rei. Eram pagos para consentirem com os seus desmandos. Porém, Micaías era diferente. Ele era fiel, mesmo em meio à infidelidade. O dinheiro de Acabe não o seduzia. As vantagens advindas do Estado não o encantavam. Ele não era condescendente com o erro.
Essa é uma lição que precisamos resgatar. Vivemos numa época de “comichões nos ouvidos”, onde se amontoam falsos profetas em torno da mesa pecaminosa das vantagens materiais. Onde para usufruir dos prazeres transitórios do pecado faz-se de tudo, até mesmo corromper o evangelho. Não podemos nos encantar com essas “vantagens”, se elas nos afastam do verdadeiro Deus.   
2. Compromisso com Deus. Ao consultar os seus falsos profetas acerca da guerra contra a Síria, todos foram unânimes em dizer a Acabe: “Você vai vencer”. Porém,  Micaías tinha uma mensagem divina. E ele era comprometido com essa mensagem.
Ao consultar seus falsos profetas, Acabe ouviu o que queria. Uma mensagem otimista.  Porém, o rei Josafá se mostrou desconfiado da credibilidade desses profetas e perguntou: “Não há aqui ainda um profeta do SENHOR para o consultarmos?” (1Rs 22.7).
Sim, havia um, mas esse não se dobrava aos caprichos de Acabe. O próprio rei ímpio declarou a respeito de Micaías: “... eu o aborreço, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas somente o que é mau” (1Rs 22.8).
Um homem que tem compromisso com Deus não negocia e nem perverte a mensagem. Ele tem uma mensagem para proclamar, sem se importar se essa mensagem irá agradar ou não. O seu compromisso maior é com Deus e não com as opiniões dos homens.
3. Fiel em meio às pressões. Ali estava Micaías, ele contra quatrocentos falsos profetas. O mensageiro que foi buscar o profeta do Senhor, o pressionou para que concordasse com a mensagem dos falsos profetas. Eis o que disse o mensageiro:
“Eis que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um deles e fala o que é bom” (1Rs 22.13).   
A resposta de Micaías é espetacular: “Tão certo como vive o SENHOR, o que o SENHOR me disser, isso falarei” (v.14).
Aquele mensageiro estava dizendo para Micaías ser mais light. Para ele não ser tão radical no anúncio de suas mensagens. Afinal de contas, ele era minoria. Porém, Micaías não estava buscando aceitação, nem fama ou aplausos. Por isso, o que o SENHOR dissesse, ele falaria, mesmo correndo riscos.
4. Uma inabalável confiança. Como dissera ao mensageiro, assim fez Micaías. Ele contrariou as falsas profecias e profetizou o que de fato iria acontecer: “Acabe morreria”.  O falso profeta Zedequias reagiu com violência, agredindo o profeta do SENHOR (v. 24).
Antes de sair para a batalha, o rei Acabe ordenou: “Metei esse homem na casa do cárcere e angustiai-o, com escassez de pão e de água, até que eu volte em paz” (1Rs 22.27).
Com uma firme confiança no Deus vivo, Micaías retrucou: “Se voltares em paz, não falou o SENHOR, na verdade, por mim. Disse mais: Ouvi isto, vós, todos os povos!” (v.28).    
A prova de um verdadeiro profeta era o cumprimento de suas palavras (Dt 18.17-22). Os falsos profetas falavam em nome do Senhor e reivindicavam para si autoridade, mas não passavam de enganadores.
Que nesses tempos tão difíceis em que vivemos, tempos semelhantes ao de Micaías; tenhamos uma atitude semelhante a esse profeta, que não temeu em denunciar o pecado, de andar na contramão e ser fiel ao seu Deus. Que o SENHOR nos abençoe nos fazendo homens com tal envergadura.



Rikison Moura.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário