sábado, 4 de fevereiro de 2017

O DESASTROSO LEGADO DE CHARLES FINNEY

Charles Finney é lembrado por muitos como sendo um grande avivalista. Como pregador ousado e fervoroso que empolgava multidões para ouvir suas mensagens. Porém, o “sucesso” de Finney se deu por alguns acontecimentos que uma vez avaliados nos mostram que foram erros, que infelizmente são reproduzidos em nossos dias, trazendo assim prejuízo para a igreja do SENHOR.
1. Pregar antes mesmo de aprender. Os pais de Finney não eram cristãos, e ele cresceu sem nenhum conhecimento das doutrinas cristãs. Mas logo após a sua conversão, Finney decidiu pregar a Palavra de Deus. Nesse contexto, John MacArthur comenta que “foi uma decisão extremamente infeliz, ter Finney decidido seguir o ministério de pregação logo após a sua conversão. Sem qualquer influência cristã em sua vida anterior, ele era quase totalmente ignorante a respeito das Escrituras e da teologia”. [1]

2. Formular doutrinas usando a lógica do Direito em detrimento da Escritura. Finney era estudante de advocacia e começou a se interessar pela Bíblia quando percebeu que havia citações bíblicas nos seus livros de Direito e resolveu adquirir uma Bíblia para estudá-la. A noção que Finney tinha sobre justiça, transgressão, culpa, perdão, responsabilidade e soberania, foi extraídas dos seus estudos de Direito e não das Escrituras. Finney aplicou o seu próprio senso de lógica para interpretar as Escrituras. Assim Finney teve uma percepção defeituosa do pecado original, liberdade da vontade, conversão, santificação, etc.  
3. Um presbitério conivente. Finney começou a pregar em qualquer lugar que pudesse reunir um auditório. Após conseguir certa notoriedade e influência como pregador, Finney foi examinado por sua igreja a fim de receber licença para pregar. Nesse exame, o presbitério evitou fazer perguntas que claramente fariam os pontos de vista de Finney colidir com os deles. Sendo assim, o presbitério, aparentemente estava intimidado com a popularidade de Finney.
4. O pragmatismo mortal. Como avivalista, Finney ensinou que o avivamento se dava através do emprego dos meios corretos. Para os antigos calvinistas, o avivamento se dava mediante uma obra miraculosa de Deus, mas não para Finney. Segundo ele, o avivamento era um resultado puramente filosófico do uso adequado de meios. Por isso, muitos dos avivamentos que Finney estava envolvido não passavam de fogo de palha.   
John MacArthur é sucinto em acentuar o verdadeiro legado de Finney: “O verdadeiro legado de Finney é o impacto desastroso que ele teve sobre a teologia evangélica e sua metodologia evangelística contemporânea. A igreja de nossa geração ainda está fervilhando com o fermento colocado por Finney; e o pragmatismo moderno é uma constatação disso”. [2]

Pb. Rikison Moura.



[1] MACARTHUR, John, Com Vergonha do Evangelho, FIEL, p. 262.
[2] Idem, p. 268. 

Um comentário:

  1. Esse é um desrespeito a um dos maiores pregadores do século 19 charles finey foi um dos maiores ganhadores de almas pra Cristo de sua época, ai aparece uns despeitados invejosas que não sabe nada de bíblia reputo não conhece nada de bíblia ou se conhecem são no mínimo mal intencionadas. Parem de tentar denegrir a imagem in memorian desse homem de Deus.

    ResponderExcluir