sábado, 29 de julho de 2017

A IRONIA TEM LUGAR NO DISCURSO CRISTÃO?

A ironia é uma forma de expressão que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa ou ridicularizar indiretamente sob a forma de elogio. É uma forma jocosa de chamar a atenção do leitor, ouvinte ou interlocutor.
O profeta Elias usa-se deste artifício contra os profetas de Baal. Os falsos profetas clamaram desde a manhã até o meio dia e Baal não respondeu. Então, Elias toma a palavra e deixa-nos perceber a sua ironia: “Ao meio dia, Elias zombava deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é deus; pode ser que esteja meditando, ou atendendo a necessidades, ou de viagem, ou a dormir e despertará” (1Rs 18.27). Os mitos sobre Baal o descrevia guerreando, viajando ou meditando sobre ações que deveria tomar. A expressão atendendo a necessidades pode ser um eufemismo para aliviar o ventre. Elias estava ridicularizando os falsos profetas e suas crenças pagãs utilizando-se de ironias.     

O apóstolo Paulo, escrevendo contra os judaizantes que perturbavam as igrejas cristãs com sua ênfase na circuncisão como uma maneira de agradar a Deus, também faz uso da ironia quando declara: “Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia” (Gl 5.12).  O que Paulo está dizendo é que se os judaizantes são tão zelosos na defesa da circuncisão como uma forma de serem agradáveis a Deus, então eles deveriam levar sua devoção até as últimas conseqüências, não apenas cortando um pedaço do prepúcio, mas chegando mesmo a castração. 
Quando os insensatos coríntios estavam cheios de se mesmos, Paulo os repreende tecendo uma série de ironias: “Já estais fartos, já estais ricos; chegastes a reinar sem nós...” (1Co 4.8). Paulo está mostrando o real problema deles: eles são fracos e imaturos, mas acham-se superiores.
Não é necessário multiplicar os exemplos. Respondendo a pergunta (a ironia tem lugar no discurso cristão?) a nossa resposta é sim! A ironia é um recurso válido e por vezes útil no discurso. Uma forma inteligente de chamar à atenção do ouvinte ou leitor, podendo assim, quando necessário, ser utilizada pelo cristão.

Pb. Rikison Moura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário