Em rápidas palavras, por que a salvação
pertence ao SENHOR?
1. Por causa da situação do homem caído.
1. Por causa da situação do homem caído.
O homem foi
criado à imagem e semelhança de Deus, em estado de santidade e retidão, mas
nossos primeiros pais não se conservaram nesse estado. Eles pecaram contra Deus
e caíram do estado em que originalmente foram criados. Por causa do pecado “todo
o gênero humano perdeu a comunhão com Deus, está debaixo de sua ira e maldição,
e assim ficou sujeito a todas as misérias nesta vida, à própria morte e às
penas do inferno para sempre”. [1]
O estado de
pecado em que caiu todo o gênero humano o incapacita de voltar-se para Deus
pela sua própria força e determinação. A sua vontade é cativa, seu arbítrio é
cativo do mal.
“O homem, ao cair no estado de pecado,
perdeu inteiramente todo o poder de vontade quanto a qualquer bem espiritual
que acompanhe a salvação; de sorte que um homem natural, inteiramente avesso a
esse bem e morto no pecado, é incapaz de, pelo seu próprio poder, converter-se
ou mesmo preparar-se para isso”. [2]
2. Por causa da eleição divina.
2. Por causa da eleição divina.
Uma vez que o homem em estado de depravação radical
não busca a Deus, é Deus que deve buscar esse homem morto e ressuscitá-lo para
uma nova vida. É bom deixar claro que a eleição divina é incondicional. “Todos
pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23). Uma vez que em Adão
todos pecaram, “Deus não
teria feito injustiça a ninguém se Ele tivesse resolvido deixar toda a raça
humana no pecado e sob a maldição e condená-la por causa do seu pecado”. [3] Mas Deus, unicamente pela
sua misericórdia, graça e soberana vontade, não deixa todo o gênero humano
perecer na condenação. Mas escolhe alguns para a vida eterna.
Aqui
há uma das principais diferenças entre calvinistas e arminianos. Ambos
concordam que a salvação é uma questão de escolha, mas enquanto os calvinistas
dizem que Deus é o autor da eleição, os arminianos insistem numa eleição que
tem por base uma “fé prevista”, assim em última análise, a salvação para o
arminiano depende do homem. Assim para o arminiano não é Deus quem escolhe o
homem, e sim o homem quem escolhe a Deus.
Mas o ensino arminiano precisa
responder a ênfase bíblica de que é Deus quem escolhe de modo soberano
pecadores para a salvação: “...assim como nos escolheu, nele, antes da fundação
do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis; e em amor nos predestinou para
ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito
de sua vontade” (Ef 1.4,5).
“Porque pela graça sois salvos,
mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que
ninguém se glorie” (Ef 2.8,9).
“E aos que predestinou, a esses
também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que
justificou, a esses também glorificou” (Rm 8.30).
“...que nos salvou e nos chamou
com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria
determinação e graça, que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos
eternos...” (2Tm 1.9).
“...não por obras de justiça
praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o
lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tt 3.5).
3. Porque
a Escritura diz.
Isso deveria resolver toda a
questão. Por que a salvação pertence ao SENHOR? Porque a Bíblia diz (Jn 2.9).
Ora, se acreditamos na inspiração plenária da Bíblia, então o que ela diz é
certíssimo. Se o ímpio Pilatos se recusa a voltar atrás naquilo que escreveu
(Jo 19.21,22), quanto mais o Espírito Santo que inspirou homem santos a
escrever a Escritura não titubeou ao levar o profeta a declarar que: “Ao SENHOR pertence a salvação”. Se
isso não é verdade, então a Bíblia não tem credibilidade, pois estaria
afirmando algo que não é verdade. Mas se a Bíblia é, como cremos, a Palavra de
Deus, então não há mais o que discutir. Sim, aleluia, ao Deus Triúno pertence,
do começo ao fim, a salvação de pecadores (Jo 15.16; At 13.48; Fp 1.6; 2Ts
2.13; Hb 12.2).
Rikison Moura.
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