domingo, 20 de abril de 2014

A VERDADEIRA PÁSCOA - Êxodo 12.1-15, 23-27

A mesma noite da morte para os egípcios foi à noite de libertação para os hebreus. Para uns o juízo, para outros a salvação. A diferença entre o juízo e o livramento, a morte e a vida, a condenação e a salvação foi o sangue do Cordeiro.
Ø Israel estava debaixo do chicote do carrasco... Eram 430 anos de amarga escravidão.
Ø Faraó endureceu o coração e oprimiu ainda mais o povo. Deus enviou dos céus dez pragas exerceram juízo sobre todos os deuses do Egito, quebrou o orgulho de Faraó, fez abalar as pirâmides milenares e tirou o seu povo do cativeiro com mão forte e poderosa.

QUAL É A MENSAGEM DA PÁSCOA?
páscoa” = verbo hebraico “pasoh” = “passar além, passar adiante sem fazer mal” = “passagem do Senhor”– “Eu sou o Senhor” (vs.13)


A PÁSCOA MARCA UM NOVO COMEÇO PARA O POVO DE DEUS Vs. 1-3
UM NOVO CALENDÁRIO, UMA NOVA VIDA
Ø O capítulo 12 de Êxodo é talvez o mais solene e importante de todo o AT. Ele registra a instituição da Páscoa. O sacrifício da Páscoa inaugura um novo calendário: “Este mês vos será o principal dos meses...” (vs. 2).
Ø A Páscoa era o começo de uma nova vida para o povo de Deus. A Páscoa era o memorial de que ali cessava a escravidão e começava uma nova vida, livre!

A PÁSCOA REVELA O PROJETO DE DEUS NA REDENÇÃO DA FAMÍLIAVs. 3-4
A família está no centro do projeto de Deus
Ø A família precisa celebrar a Páscoa junta.
Ø A família precisa estar debaixo do sangue do Cordeiro.
Ø A família precisava se alimentar do Cordeiro.
Ø A família precisava celebrar este memorial nas suas gerações futuras.
Ø A família precisa ter o compromisso de ensinar seus filhos sobre o significado da Páscoa.
Ø A família obedeceu a essa ordenança divina.

A PÁSCOA MOSTRA QUE DEUS SALVA O SEU POVO ATRAVÉS DO CORDEIRO QUE FOI MORTO
O Cordeiro da Páscoa é o Cordeiro divinamente apontado
Ø  A pergunta de Isaque a Abraão: ”Onde está o Cordeiro?” (Gênesis 22) Introduziu um dos principais temas do AT, enquanto o povo aguardava o Messias. A pergunta foi respondida por João Batista: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1.29).

O Cordeiro da Páscoa é o Cordeiro sem defeito
Ø  Jesus é o Cordeiro perfeito. Ele é o Filho Amado do Pai, em quem o Pai tem o todo o seu prazer. Ele foi obediente até a morte e morte de cruz. Ele não escoiceou seus algozes, mas como ovelha muda foi para a cruz e intercedeu pelos transgressores.
Ø  Desse cordeiro era exigido o sangue: O sangue é sinal de salvação – Onde o anjo da morte via o sangue não entrava, pois o sangue lhe dizia: “Aqui já foi realizado o juízo, aqui a obra já está feita”. Só o sangue do Cordeiro retinha a espada do juízo.
O Cordeiro da Páscoa é o Cordeiro Vivo – Apocalipse 1.18
Ø O Apocalipse nos aponta o Cordeiro de Deus, como aquele que está vivo. Que está no trono. Que reina. Aquele diante de quem todo joelho se dobra.
Ø O Apocalipse nos aponta o Cordeiro que tem sete chifres onipotente; que tem sete olhos, onisciente. O Cordeiro que voltará para julgar as nações.

A PÁSCOA É UM MEMORIAL A SER PERPETUADO A FIM QUE AS NOVAS GERAÇÕES CONHEÇAM A SALVAÇÃO DE DEUS

Conte para as futuras gerações o que Deus fez por você – vs. 26-28
Ø A celebração contínua da Páscoa era um instrumento pedagógico de Deus para manter viva na memória do povo, a história da redenção.
Ø A morte de Cristo na cruz é o nosso Êxodo.
Ø O Cordeiro que foi morto, mas está vivo é o NOSSO ALIMENTO.
Ø Somos responsáveis a instruir a nova geração a conhecer a Deus, a amar a Deus e a alegrar-se nos seus poderosos feitos.

Conte para as pessoas que só os que recebem o selo do pacto participam da Páscoa
Ø Nenhuma pessoa pode alimentar-se de Cristo, antes de ser liberto e salvo pelo sangue de Cristo. Ninguém pode fazer parte da solene assembléia do povo de Deus, antes de reconhecer que precisa estar debaixo do sangue do Cordeiro.

Tenha o cuidado de celebrar a Páscoa com santidade
Ø Ao celebrarmos a Ceia do Senhor precisamos examinar o nosso coração, a nossa vida.

A PÁSCOA QUE CELEBRAMOS É A PÁSCOA DO SENHOR
Ø 17 vezes o Senhor é mencionado em Êxodo 12. Ele é o centro da história da redenção.
Deus revelou o seu poder
Ø A Páscoa é um símbolo de redenção para o povo de Deus e de juízo para os ímpios. A morte não respeitou posição nem poder nem idade. A morte não alcançou os israelitas porque eles estavam debaixo do sangue do Cordeiro pascal. Você está debaixo do sangue?
Deus guardou a sua promessa
Ø Deus havia falado tudo o que ia acontecer. Mas faraó endureceu o seu coração e não creu (Êxodo 11.1-8). Aqueles que obedeceram foram salvos. Os incrédulos perecem.
Ø Assim será no dia do juízo. Aqueles que crêem e correm para o abrigo do sangue do Cordeiro escaparão do furor da ira do Deus Todo-poderoso, mas aqueles que zombam do sangue do Cordeiro perecerão. Passará os céus e a terra, mas a Palavra de Deus não passará.
Deus libertou o seu povo
Ø  Os israelitas saíram corajosamente do Egito, enquanto os egípcios que ficaram estavam sepultando os seus mortos (Números 33.3,4). Eram 600 mil homens, 2 milhões de pessoas. O Êxodo foi à maior demonstração da libertação de Deus na vida de Israel, símbolo da nossa redenção.

CONCLUSÃO:
Ø  A Páscoa nos leva a uma profunda investigação, a fim de saber se de fato todos os membros da família estão debaixo do sangue – vs. 22
Ø  A Páscoa nos leva a um compromisso familiar de explicar para os nossos filhos o que Deus fez por nós. Quem ele é para nós – vs. 26,27.
Ø  A Páscoa nos leva à adoração – vs. 27.
Ø  A Páscoa nos leva a reconhecer o grande libertador de nossas vidas: Jesus! (João 8.36)

Rev. Daniel de Barros
IP Russas|Abril 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário